Sistema de referencia
Movimento: É quando um objeto se move de um lugar para o outro. Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo.
Repouso: É quando o corpo ou objeto não se move do lugar, ou seja, ele fica imóvel, ou seja, se, durante certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso.
Referencial ou sistema de referência: O sistema de referência ou referencial é considerado um sistema de coordenadas que tem por objetivo medir algumas grandezas como: posição, aceleração velocidades e campos gravitacionais.
Ponto material: É considerado um corpo com qualquer tamanho ou forma, que tem por objetivo representar um objeto qualquer independente da sua dimensão.
Corpo extenso: É quando o tamanho do corpo depende das dimensões do objeto, ou seja, ele é ao contrário do ponto material.
Trajetória: A trajetória é considerada o espaço das posições ocupado por um corpo que se move. Ela é totalmente dependente do referencial, pois a trajetória está relacionada aos movimentos, que também dependem do referencial.
Deslocamento: É a medida da linha reta que une a posição inicial e a posição final, o seu valor só depende destas posições, não depende da trajetória.
Posição: O conceito de posição é um conceito relativo, isto é, a posição depende do observador. Conceitos como em cima, em baixo, à direita ou à esquerda dependem do observador de referência.
Vetor: segmento de reta orientado com origem e extremidade.
Grandezas escalares e vetoriais.
Escalar: Grandeza escalar é uma grandeza que é determinada apenas por um valor numérico chamado de módulo.
Vetorial: Uma grandeza vetorial é tal que sua caracterização completa requer um conjunto de três atributos: o módulo, a direção e o