Movimento e sistema de referencia
CCEAT – Centro de Ciências Exatas, Agrárias e Tecnológicas
Departamento de Engenharia Elétrica
Física experimental I
Washington dos S. Lima – 1301745.2
SISTEMAS DE REFERÊNCIA E MOVIMENTO
MARINGÁ
2013
Introdução
Este relatório tem como objetivo a identificação e a descrição entre sistemas de referência, repouso e movimento. Através de este comprovar por meio de experiência que para determinar se há movimento ou repouso necessita-se de um ponto referencial.
Sistema referencial e Movimento
Para compreensão deste relatório será necessário um breve estudo sobre cinemática, abaixo segue uma breve definição sobre os mesmos:
Movimento, repouso e ponto referencial
Quando um objeto muda de posição com o passar do tempo é dada á essa mudança o nome de movimento. No entanto o movimento é relativo a um ponto de referencia fixa, ou seja, um objeto pode estar em movimento em relação a um outro mas pode estar em repouso em relação a um terceiro objeto.
Consideremos uma pessoa sobre um banco de um ônibus que se encontra movimento. Em relação ao ônibus, a pessoa (e o banco) está em repouso (e assim ela é vista pelos passageiros). No entanto, em relação à Terra, a pessoa está em movimento.
Percebe-se a necessidade de um sistema tido como a referência para o estudo do movimento dos objetos.
O ideal é adotar um sistema de referência que esteja "fixo", levando-se em conta que sistemas em movimento não uniforme são sistemas não muito convenientes, pois neles surgem forças ditas não inerciais dificultando assim o estudo do movimento. Pelo fato de a Terra estar em movimento de rotação e translação, tem-se que admitir que ela não é um bom referencial.Nesse sentido, o Sol é melhor e, por isso, ele é tido na Astronomia