Sistemas de referencia e movimento
Nessa pratica sobre Sistema de Referencia e Movimento iremos observar e descrever a relação entre sistemas de referencia, repouso e movimento, concluirmos como o sistema de coordenadas cartesiano pode nos ajudar a identificarmos se um móvel estar em movimento em relação ao seu referencial. Diferenciar trajetória e deslocamento e verificar se uma depende da outra para ocorrer. Também veremos o que são grandezas físicas e como se dividem.
II – OBJETIVOS:
• Identificar e/ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento;
• Identificar e/ou descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distancia e trajetória;
• Comparar repouso e movimento;
• Concluir que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referência considerado;
• Utilizar conhecimentos de sistema de referencia para o estudo dos movimentos;
• Classificar os movimentos segundo a trajetória.
III – FUNDAMENTOS TEÓRICOS
No decorrer das atividades praticas iremos conhecer as grandezas físicas que são divididas em duas, grandezas fundamentais e grandezas derivadas. As grandezas fundamentais não são definidas em função das outras grandezas e possuem um padrão, denominado unidade de grandeza, com seus múltiplos e submúltiplos, já as grandezas derivadas são unidades que podem ser formadas combinando-se unidades de base segundo relações algébricas que interligam as grandezas correspondentes. Também iremos conceituar o Sistema de Referência Cartesiano e definir a diferença entre trajetória e deslocamento.
IV – TABELAS E GRÁFICOS
V - DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA
Para o andamento dessa pratica fixamos o papel milimetrado sobre a mesa com fita adesiva, depois assinalamos dois pontos A e B acima da diagonal que contem o ponto 0 da folha milimetrada. Através de uma curva continua qualquer unimos os pontos A e B que é denominado trajetória, foi marcado então um ponto sobre a trajetória descrita denominada de C em seguida unimos os