relatorios fis
Definimos como sistema de referência a um conjunto de pontos que usamos para localizar todos os outros pontos do espaço. É claro que os pontos desse conjunto devem estar em repouso relativo uns em relação aos outros. Tomemos as paredes de uma sala como exemplo. Vamos tomar duas paredes laterais e o piso. Podemos localizar qualquer ponto dentro da sala a partir da sua distância às paredes laterais e ao solo. Referencial é o sistema de referência em relação ao qual se pode classificar se determinado objeto se encontra em repouso ou em movimento. Considera-se que um objeto está em repouso quando a sua posição não muda em relação ao referencial escolhido e considera-se que um objeto está em movimento quando a sua posição muda relativamente ao referencial considerado.
1 OBJETIVOS GERAIS:
Identificar e/ou descrever sistemas de referência, repouso e movimento;
Identificar e/ou descrever as seguintes características do movimento: posição, deslocamento, distancia e trajetória;
Comparar repouso e movimento;
Concluir que o repouso e a trajetória dependem do sistema de referência considerado;
Utilizar conhecimentos de sistema de referencia para o estudo dos movimentos;
Classificar os movimentos segundo a trajetória.
2 MATERIAL UTILIZADO:
Uma folha de papel milimetrado A4;
Uma régua;
Um lápis
Quatro pedaços (20 mm) de fita adesiva;
3 FUNDAMENTOS TEÓRICOS:
Ao longo das atividades experimentais que se seguirão, você notará que a Física, ciência fundamental da natureza, procura como característica a medição.
Observe ao seu redor, onde quer que você se encontre, a variedade de coisas que podem ser medidas e, por isto, denominadas de grandezas. Estas grandezas podem pertencer a diferentes espécies, isto é, comprimento, massa, tempo, velocidade, aceleração, etc., cada uma delas possuindo sua unidade de medida (m, kg, N, s, m/s, m/s2,...).
As grandezas físicas, em função das quais as leis físicas são expressas, se encontram