Relatorio de fis qui
Soluções são um tipo de dispersão onde o tamanho das partículas dispersas é da ordem de menor que 1nm. As soluções são definidas como misturas homogêneas e podem ser sólidas, líquidas e gasosas. Para ser considerada uma solução, não pode haver reação química entre o disperso e o dispersante. Quando uma solução é muito rica em um componente, este componente é geralmente chamado solvente, enquanto os outros são chamados de solutos. A composição de uma solução pode ser expressa quantitativamente especificando-se as concentrações de um ou mais componentes. Existem várias unidades de concentração, entre elas, a mais importantes, incluindo a fração molar, a molaridade, a percentagem massa/massa, a percentagem volume/volume, a percentagem massa/volume e a molalidade.
Fração Molar: É a razão do numero de mols daquele componente pelo numero total de mols de todos os componentes.
Xa = na (soluto) . ntotal.(solução) Xb = nb (soluto) . ntotal (solução)
Molaridade: É o numero de mols do soluto dissolvido por litro de solução. Se nA representa o numero de mols do soluto e o volume da solução em litros,
Mol/L = n (soluto) . V(solução)
Percentagem Massa/Massa: É a relação entre a massa do soluto para cada 100g de solução.
% em massa de A = massa soluto 100g solução
Percentagem Volume/Volume: É a relação entre o volume de soluto para cada 100mL de solução.
% em massa de A = volume soluto 100mL solução Percentagem Massa/Volume: É a relação entre a massa de soluto para cada 100mL de solução % em massa de A = massa soluto 100mL solução Molalidade: É a razão entre o numero de mols de soluto dissolvido por quilograma de solvente.
M = n(soluto) . m (solvente)
Quando