Reação de um trabalho feito na faculdade.
315 palavras
2 páginas
Antropologia da Educação. Reação do texto “ O ritual do corpo entre os sonacirema”. A 1ª reação ao ler o texto foi de um maior espanto, pois como seria possível existir uma “tribo” onde faria tantas crueldades no próprio corpo em “rituais” e “cerimonias”, como uma pessoa poderia levar-se a tamanha barbárie acreditando fazer bem a si mesmo. Com isso fica uma revolta muito grande, onde você imagina a cena desses eventuais rituais como uma tortura tremenda, onde não caberia maior compreensão e aceitação. Como poderia existir alguém que coloque a “própria cabeça no forno?”. Acaba imaginando uma tribo de pessoas totalmente loucas e completamente masoquistas que se rendem à atos de total “tortura” podendo sentir até prazer com isso, só por pensar que assim faz bem ao corpo. Em segundo momento, onde se debate e se esclarece sobre o texto a reação foi de total surpresa, como imaginar que todos os “rituais” feitos são tão presentes em nossa vida e que os sonacirema não se passam dos ditos americanos. Onde julgamos ser “torturas” visto de longe e com outras discrições, são apenas as coisas que fazemos no nosso dia-a-dia e que são totalmente normais pra nós.
Somos totalmente adeptos a essas “torturas” onde fazemos sem imaginar , como quando vamos ao salão de beleza, não daria pra imaginar que um secador de cabelo visto de outra forma com outra descrição seria um grande forno onde se concentra uma fila de mulheres esperando por sua vez para “assarem” suas cabeças, nós mesmos colocamos nossa cabeça lá no intuito de secarmos nossos cabelos e hidrata-los. Sim, assamos nossas cabeças.
Quem diria que nós mesmos fazemos esses “rituais” sempre e que eles fazem parte de nossas vidas como os mais normais possíveis.
Porém vendo com outros olhos, seremos então fãs das torturas ditas pelos sonaciremas e fazemos nossos rituais porque não todos os