Judo
O Judo foi criado no Japão em 1882 a partir das técnicas utilizadas pelos samurais (interdito em 1868), pelo Mestre Jigoro Kano.
Era um jovem com apenas 1,50m e 45kg. Como esta morfologia não lhe permitia impor-se pela força, consultou velhos Samurais e em particular os que praticavam jiu-jitsu.
Jigoro Kano estudou e aprofundou estas técnicas, eliminou as técnicas perigosas e aos 22 anos abriu a sua própria sala de ensino que ele chamou “Kodokan”.
Rapidamente o Judo desenvolve-se no Japão e em inúmeros países do mundo, chegando a Portugal em 1955 com a pessoa de Henri boucheud’Homme. Em 1958 chega a Portugal o Mestre Kiyoshi Kobayashi que vem impulsionar o Judo no nosso país.
Atualmente o Judo é um desporto universal, praticando por mais de 15.000 portugueses dos quais 70% com idade inferior a 18 anos.
Em 1968 o Judo é admitido como desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e em 1972 torna-se modalidade olímpica nos Jogos Olímpicos de Munique.
O Judo permite libertar a agressividade natural, adquirir a mestria e o controlo dos gestos no decorrer dos exercícios, solicitando todos os músculos, desenvolvendo-os harmoniosamente, dando simultaneamente um sentido de autoconfiança e auto segurança ao praticante.
Graduações Kyu * Branca
* Amarela
* Laranja
* Verde
* Azul
* Castanha
* Preta
Exercícios Básicos
Taiso:
Exercício de aquecimento, visa aquecer e tornar o corpo mais flexível, desenvolvendo também a musculatura.
Ukemi-no-Waza:
Técnicas de amortecimento de queda. * Zempo Kaitem
* Ushiro Ukemi
* Mae Ukemi
* Yoko Ukemi
Uchikomi ou Butsukari
Repetição de técnicas para treinar a rapidez dos movimentos e suas corretas aplicações.
Randori
Treino livre, também conhecido como “combate”, pelo qual a aplicação das técnicas é praticada contra um parceiro, atacando e defendendo.
Shiai
Na preparação para se participar de uma competição são necessárias tanto à