RELATORIO 9 FIS
A energia potencial, assim como a energia potencial gravitacional, está relacionada à posição que o corpo ocupa. Com um bloco de massa m preso a uma mola de constante elástica k. Para deformar a mola é necessário realizar um trabalho que é calculado da seguinte maneira: T = kx2/2. Deve-se ter em mente que energia compreende várias divisões com seus conceitos específicos, como energia potencial e energia cinética.
Por exemplo, na combustão da gasolina dentro de um motor a combustão interna, parte da energia potencial associada às ligações químicas dos reagentes transforma-se em energia termica, esta diretamente associada à energia cinetica das partículas dos produtos e à temperatura do sistema (que se elevam). Pelo princípio da conservação da energia, a energia interna do sistema imediatamente antes da explosão é igual à energia interna imediatamente após a combustão.
Deve-se ter atenção com o princípio de conservação da energia no que se refere ao escopo de sua aplicação. Em seu sentido mais abrangente a conservação da energia implica que se entenda a energia a ser conservada como a energia total do sistema, em acordo com o principio da equivalência em massa e energia Assim, a massa é tratada como se energia fosse e não há lei da conservação para o sistema, apenas a lei da conservação da energia em seu sentido mais abrangente.
Ou seja, a conservação da energia, em sentido amplo, diz respeito à conservação de uma medida que engloba massa e energia, dentro de um sistema isolado.
Quanto no âmbito da física clássica, entretanto, massa e energia são entidades distintas e não relacionadas, e nestas condições a lei da conservação da energia se divide em duas leis clássicas: a lei da conservação da energia em seu sentido mais restrito, e a lei da conservação de massas, dado a isso neste experimento haverá o estudos das energias e o momento linear.
1. INTRODUÇÃO
Este experimento tem como objetivo estudar os tipos de energias de um sistema e sua quantidade de