SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA (SGR)
SISTEMAS GEODÉSICOS DE REFERÊNCIA
SGR são estruturas geodésicas constituídas por estações geodésicas materializadas na superfície terrestre, com coordenadas ou altitudes conhecidas, que servem de referência para os levantamentos topográficos e geodésicos a serem realizados no território de interesse.
A materialização deste sistema de referência, através de estações geodésicas distribuídas adequadamente na área de abrangência, constitui- se na infra-estrutura de referência a partir da qual os novos posicionamentos são efetuados.
O SGR tem a função de estabelecer uma relação matemática entre um ponto no terreno e uma superfície de referência, ou seja, suas coordenadas geodésicas sobre essa superfície (elipsóide de referência).
Os SGR são empregados para três objetivos principais:
1 - Vincular todos os levantamentos topográficos e geodésicos executados em uma determinada região a um referencial único, bem definido e materializado;
2 - Permitir a amarração de levantamentos passados e futuros nesse mesmo sistema;
3 – Pode ser compatível com outros sistemas geodésicos de referência, permitindo a transformação de coordenadas entre eles.
APLICAÇÕES
Um sistema geodésico é utilizado por usuários que necessitam de informações de posição para diversos fins como apoio ao mapeamento, demarcação de unidades político administrativas, obras de engenharia, regularização fundiária, posicionamento de plataformas, de prospecção de petróleo, delimitação de regiões de pesquisas geofísicas, etc. Permitem apoiar obras de engenharia tais como: Sistemas de comunicação; Transmissão de energia; Barramentos para geração de energia; Abastecimento de água e esgoto; Irrigação e drenagem; Titulação de propriedades urbana e rural.
Implantação de um SGR
A implantação de um SGR compreende as etapas de definição do sistema e de sua materialização na superfície terrestre.
Definição
A definição do sistema de referência inclui a escolha da