Equipamentos de Proteção Individual
Laureate International Universities
CHRISTIANO AUGUSTO TARGAT RODRIGUES
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
Manaus
2014
CHRISTIANO AUGUSTO TARGAT RODRIGUES
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina Ergonomia e Segurança Industrial, ministrada pelo Professor Daniel Ferreira da Silva Junior.
Manaus
2014
INTRODUÇÃO
O Brasil é um dos países com o maior número de acidentes na construção civil em todo o mundo. Para ter uma ideia, dados apontam que todos os anos acontecem 4.098 acidentes fatais, num total de 342 ocorrências todos os meses.
Esses números alarmantes estão intrinsecamente ligados às pequenas construtoras, que, na maioria das vezes, acabam negligenciando normas de conduta e de segurança, empregando trabalhadores despreparados e desqualificados, além de não fornecerem os equipamentos de proteção individual (EPI) que são de extrema importância para a segurança dos funcionários que trabalham na obra.
A utilização de equipamentos de proteção individual na construção civil é necessária pelo risco de acidente que o trabalhador está propenso em uma obra. Normalmente a falta da utilização do EPI por parte do empregado ocasiona acidentes com ferimentos mais graves e que necessitem de maiores cuidados médicos.
Além do uso do EPI, o empregador deve estar atento em disponibilizar informações das melhores práticas de segurança nas construções, através de conversas e reuniões, que disponibilize os principais detalhes de como evitar acidentes dentro do canteiro de obras, pois a falta de cuidado dos empregados pode ocasionar danos a si próprios e aos seus companheiros de trabalho.
Existem pesquisas que apontam a desatenção do trabalhador como o principal motivo dos acidentes, então ter equipamentos