Fisica
Sistemas de Cores da Televisão2
PAL-M2
PAL2
Eletromagnetismo3
Blindagem de Carros3
Níveis de Proteção4
Raios Nuvem Solo5
Ocorrência5
Formação das Descargas6
Eletricidade6
Bibliografia7
Sistema de Cores da Televisão
PAL-M
Sistema de codificação televisiva por nações. Países usando o sistema PAL são mostrados em azul. (século XX).
PAL-M é o sistema de televisão em cores utilizado pelo Brasil desde sua primeira transmissão oficial, na Festa da Uva em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, em 19 de fevereiro de 1972, numa colaboração entre a TV Difusora, TV Rio, TV Piratini e TV Caxias.
Consiste em utilizar o sistema PAL de codificação do sinal de cor em uma sub-portadora, no padrão de formação de imagem "M". Foi a solução encontrada na época da adoção do sistema de cor para que, desta forma, as transmissões em cores pudessem ser recebidas pelos aparelhos em preto-e-branco sem a necessidade de adaptadores, e vice-versa.
Na verdade, desde 1963 era possível a recepção de programas em cores no Brasil no sistema NTSC, através de experiências de emissoras como a TV Excelsior e a TV Tupi e da apresentação de seriados americanos já produzidos em cores, tais como Bonanza. Entretanto, o custo dos televisores importados dos Estados Unidos era proibitivo, a política tecnológica brasileira mudou e somente no início da década de 1970 o Brasil pôde desenvolver o PAL-M e viabilizá-lo.
O padrão PAL-M, híbrido dos sistemas norte-americano (de resolução de tela) e europeu (de codificação de sinais de cor), desde sua criação durante a ditadura militar até hoje é adotado apenas no Brasil. Sendo assim, todo e qualquer aparelho gerador ou receptor de sinais analógicos coloridos de TV — de televisores em si a consoles de videogame e aparelhos de DVD — produzido para algum outro mercado do mundo que não seja o brasileiro precisará de adaptadores (chamados “transcoders”) para conseguir funcionar no país.
PAL
PAL, (sigla em inglês de Phase Alternating