Experimento - densidades
DENSIDADE:
OBJETIVO:
Calcular a densidade das seguintes substâncias: vidro, zinco, água e álcool.
INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Nesta segunda etapa apresentaremos experimentos para calcular a densidade de algumas substâncias como: vidro, zinco, água e álcool. A densidade nada mais é que uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado: densidade = massa / volume. Para isso dividimos em duas partes, a primeira para materiais sólidos e a seguinte para materiais líquidos.
MATERIAIS NECESSARIOS UTILIZADOS:
Água
Vidro
Placa de zinco
Proveta
Pipeta
Becker
Balança
Álcool
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Parte 1:
Primeiramente pesou-se o vidro na balança. Em seguida, foi colocada água na proveta e, com cuidado, acrescentado o vidro. O mesmo processo foi realizado com a placa de zinco, no lugar do vidro. Efetuaram-se os cálculos apresentados abaixo.
Parte 2:
Primeiramente pegamos 10 ml da água com a pipeta. Logo após, colocamos o Becker na balança para descobrir seu peso e diminuí-lo ao colocar junto da água. O mesmo processo foi realizado com o álcool, no lugar da água. Efetuaram-se os cálculos apresentados abaixo.
CÁLCULOS/RESULTADOS:
Parte 1:
O peso do vidro era de 26,79 g
Foram-se colocados 60 ml de água na proveta. Com o vidro obteve-se 71 ml. Portanto, o volume = 71ml - 60 ml = 11 ml.
Efetuando-se a fórmula d = m/v: d = 26,79/11 d ≅ 2,435 g/ml (vidro)
O peso do zinco era de 28,14 g
Foram-se colocados 60 ml de água na proveta. Com a placa de zinco obteve-se 64 ml. Portanto, o volume = 64 ml - 60 ml = 4 ml.
Efetuando-se a fórmula d = m/v: d = 28,14/4 d ≅ 7,035 g/ml (zinco)
Parte 2:
O volume que foi pego para o experimento foi de 10 ml de álcool, que se pesados na balança com o Becker obtém-se 7,75 g (Já descontando a massa do Becker = 55,75 g). Efetuando o cálculo obtemos: d = m/v d = 7,75/10 d = 0,775g/ml (álcool)
O volume que foi pego para o experimento foi de 10 ml de água