A Antiga Mesopotamia
Há muitas teorias a respeito do início das civilizações e da arquitetura. Todas precisam ser prefaciadas com a palavra “talvez”, já que ninguém sabe ao certo porque as pessoas começaram a se fixar em determinados lugares, nem como começaram a construir com ousadia, como uma arte que vai além do artesanato. Mas, a maioria dos arqueólogos concorda que a vida urbana evolui no Oriente Médio muito antes das primeiras cidades da América Central e da china, e também que a localização desse gigantesco avanço foi a área equivalente mais ou menos ao atual Iraque, a Mesopotâmia.
A mesopotâmia se localiza entre os rios Tigre e Eufrates (atual território do Iraque), seus rios nascem nas montanhas da Armênia e desaguam separadamente no Golfo Pérsico. Possui uma área de aproximadamente 800km de extensão e 480km de largura. As culturas mesopotâmicas progrediram muito explorando seus rios. Além de controla-los ao máximo, usaram eles para construir elaborados canais de irrigação que resultava em uma paisagem fértil. Cultivavam alimentos em abundancia para permitir o armazenamento de grãos excedentes em grande escala. Essa produção em larga escala cria uma espécie de comercio, dando início aos fundamentos matemáticos, a linguagem escrita e a invenção a roda que proporcionava o deslocamento de mercadoria agrícola. Iniciando assim as primeiras civilizações organizadas em comunidades urbanas independentes (cidades-estado).
Os sumérios são descritos responsáveis por criar a primeira civilização, que começou a tomar forma em 4.000 a.c. Na época já dominavam a agricultura e havia criado o sistema de irrigação para controlar as aguas do rio Eufrates. Sua forma típica de assentamento era a cidades-estado, um centro político onde os governantes eram vistos como representantes dos deuses. Esta civilização durou até 2350 a.C. Por volta de 2350 a.c., povos acadianos depuseram a civilização sumérica com a conquista de Sargao I. As evidencias sugerem que os