experimento 3: Densidade como propriedade característica
Departamento de Ciências Naturais - DCN
Curso: Bacharelado em ciências biológicas
Disciplina: Química para biologia
Professor: Douglas Gonçalves
Aluno: Daniel Costa Nascimento
EXPERIMENTO 3: DENSIDADE COMO PROPRIEDADE CARACTERÍSTICA
Vitória da Conquista – BA – 20 de maio de 2014
1 – Objetivos
Conhecer método de medição de densidade de sólidos;
Medir densidade do cobre.
2 – Introdução
As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra, ou a transformação de uma substância em outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição.
De um modo geral, muitas propriedades dos elementos químicos variam periodicamente com o aumento de seus números atômicos, sendo então chamadas de propriedades periódicas. Este fato costuma ser traduzido pela lei:
Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos (Lei de periodicidade ou Lei de Moseley).
A densidade é uma propriedade física da matéria que relaciona massa e volume. Em outras palavras, ela define a quantidade de massa de uma substância contida por unidade de volume.
Densidade = massa / volume (1)
Quando se refere a uma substância pura, maciça e homogênea, como elementos ou compostos químicos, a densidade é chamada de densidade absoluta ou massa específica. Caso contrário, é chamada somente densidade e representa a densidade média de um corpo ou de uma substância não homogênea. A tabela periódica esquematizada abaixo (Figura 5) mostra como as densidades dos elementos químicos variam nos grupos e nos períodos.
Figura 5: Variação das densidades dos elementos químicos dentro da tabela periódica
A