Determinação do Índice de Refração, º Brix e Densidade
Determinação do Índice de Refração, º Brix e Densidade
Trabalho apresentado à disciplina Laboratório de Química Aplicada. Curso de engenharia.
2015
1. INTRODUÇÃO A matéria composta tanto por substâncias quanto por misturas exibe diversas propriedades que podem ser mensuradas e, por tanto, utilizadas em caracterizações qualitativas e quantitativas que nos possibilitará efetuar determinações. Dentre estas propriedades podemos citar o índice de refração, que por ser uma propriedade específica.
Para compreender esta propriedade devemos considerar que ao atravessar um meio, a luz pode se propagar por este e que as características desta propagação dependem das propriedades das substâncias no estado sólido, quanto no líquido ou gasoso desde que estes sejam transparentes (nos quais a luz se propaga de forma regular) ou translúcidos (nos cais a luz se propaga de forma irregular). O refratômetro é um instrumento ótico utilizado para medir o índice de refração de um meio translucido que pode ser composto tanto por uma substância pura quanto por uma solução. Tal aparelho faz uso do princípio do ângulo crítico ou ângulo limite de reflexão total, que tenha relação com alguma propriedade do material. A luz que passa de um meio ao outro sofre refração, uma mudança de ângulo de incidência, que medido pode revelar características próprias do material. Ele pode ser utilizado para determinar a identidade de um material desconhecido, baseado no seu índice de refração. Pode ser utilizado para determinar a concentração de uma substância dissolvida em outra ou ainda determinar a pureza de uma determinada substância. O uso mais comum é determinar a concentração de açúcar em um fluído, também conhecido por índice de Brim.
Escala Bix (símbolo ºBx) é uma escala numérica que mede a quantidade de sólidos solúveis em uma solução. A escala Brix é utilizada na indústria de alimentos para medir a quantidade aproximada de açúcares em