A Tecnologia Sucroalcooleira
Estas modificações embora não pareçam relevantes, oferecem uma contribuição no sentido de padronizar as técnicas e aumentar a confiabilidade dos resultados, permitindo uma melhor determinação da eficiência dos processos.
Assim, torna-se necessário uma revisão e atualização dos métodos de análises e técnicas de controles operacionais, procurando-se adaptar às implantações das últimas inovações ocorridas.
O presente relatório, descreve as metodologias e o processo de moagem e fabricação de açúcar, onde o principal objetivo é a qualidade e produtividade do produto final.
I – INTRODUÇÃO
O processo de produção de açúcar é a base da economia desta região. Assim, um número cada vez maior de usinas que estão em um processo de desenvolvimento e implantação de processos automáticos de controle.
O presente trabalho visa o estudo de parâmetros de controle e monitoramento dos processos que compõem a linha de produção do açúcar.
Este controle dá-se a matéria-prima, através do controle de pragas, melhoramento genético da cana, corte e transporte da cana até a indústria.
Os processos da extração, destilação e produção do açúcar também vem sendo alvo constante destes estudos, uma vez que, o controle e monitoramento destes, fornecem um aumento significativo da eficiência da industria.
II – PERFIL DA MATÉRIA-PRIMA
A composição química da cana de açúcar é muito variável em função das condições climáticas, das propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo, do tipo de cultivo, da variedade. Da idade, do estágio de maturação, do estado sanitário, entre outros fatores.
Da sua composição, 99% são devido aos elementos hidrogênio, oxigênio e carbono.
A distribuição destes elementos no colmo, em média é de 75% em água, 25% de matéria orgânica.
As duas frações principais da cana de açúcar para processamento são a fibra e o caldo, sendo