testes em polimeros
Chama e Solubilidade
Douglas A. Ferreira¹; Mateus B. da Silva¹
¹Engenharia Automotiva email: doug.forger@gmail.com, mateus_farao@hotmail.com
Resumo
Os polímeros possuem grande importância em todas as áreas da indústria. Seu grande uso se deve pelo fato de serem leves e resistentes e são de fácil processamento.
Saber caracterizar os tipos de polímeros é de suma importância para a melhor aplicabilidade dos polímeros em questão. Os testes utilizados durante esse experimento de caracterização foram testes de densidade, ensaios de chama, medição de pH e testes de solubilidade.
Palavras-chaves: polímeros, caracterização, densidade, chama, solubilidade.
1. Introdução
Polímeros são compostos que podem ser de origem natural ou sintética, caracterizando-se por massas molares na ordem de 104 a 106 formados por unidades químicas relativamente grandes e que se repetem ao longo de toda a cadeia do material.
Os polímeros mais comuns são os orgânicos e possuem maior importância comercial.
São exemplos de produtos formados por polímeros: sacolas plásticas, filmes de embalagens, peças do interior de carros, borrachas, etc.
As unidades químicas que formam os polímeros se chamam monômeros [1]. Por ser, em sua maioria, polímeros orgânicos, o carbono é o composto mais recorrente nos polímeros. O grande uso de polímeros em diversas áreas da indústria se deve pelo fato de possuírem propriedades químicas e físicas que proporcionam características anti-fogo, estabilidade térmica, resistência à ação química, propriedades mecânicas entre outras.
Para os estudo de polímeros é estritamente necessário a sua caracterização assim pode-se perceber as suas propriedades como a composição, o peso molecular e as propriedades físicas relevantes para o uso do material tanto nas características
cotidianas quanto nas indústrias, pois tanto a sua resistência, flexibilidade, são algumas características que o fazem tão