Propriedades Intensivas- Densidade
RELATÓRIO
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL I
Propriedades Intensivas- Densidade
ALUNAS:
Gabrielle Chan
Liz Blascovich
Marcela Manolio
CURSO: Engenharia Bioquímica
PROFESSOR: Mateus Gomes
DATA: 21/03/2012
01-ASSUNTO: Propriedades Intensivas - Densidade.
02-OBJETIVO: O experimento, dividido em duas partes, tinha como principal objetivo determinar as densidades do material sólido e dos materiais líquidos.
03-INTRODUÇÃO
03.1- PROPRIEDADES EXTENSIVAS E INTENSIVAS:
Propriedades extensivas são as propriedades de um sistema que dependem de seu tamanho ou da quantidade de material que ele contém. São exemplos: a massa, o volume, a entropia, a energia, a resistência elétrica, entre outras.
Já as propriedades intensivas são as propriedades de um sistema que não dependem de tamanho ou quantidade de material. São exemplos: a pressão, a temperatura, a densidade, a resistividade elétrica, entre outras.
Quando se exprime uma propriedade extensiva em função de outra, obtém-se uma propriedade intensiva.
03.2- DENSIDADE:
A densidade, ou massa específica, é a constante de proporcionalidade entre a massa e o volume de determinado sistema. A densidade absoluta é uma propriedade particular de uma substância pura ou de uma solução, ou seja, é uma característica que identifica e a diferencia de outras substâncias. Ela independe de condições externas ao sistema analisado e tem como unidades a grama por litro (g/ml), grama por centímetro cúbico (g/cm³), quilograma por litro (kg/L).
A densidade é importante na indústria química na realização de métodos de separação de misturas, na análise da constituição de soluções líquidas e gasosas, bem como na determinação de constantes físicas como a tensão superficial e a viscosidade.
03.3- BALANÇA ANALÍTICA - SENSIBILIDADE E EXATIDÃO:
A Balança Analítica é um equipamento utilizado na determinação de massas em análises químicas. Ela usualmente apresenta um