Densidade dos solidos
As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas. As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas. É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.
Objetivo
Determinar a densidade de um líquido.
Materiais utilizados
-Seringa
-Proveta
-Bequer
-Balança de precisao
-Agitador magnético
-Sal
-Água
-Óleo
Procedimentos teórico
Podemos calcular a densidade de um líquido através da força de empuxo desenvolvida pelo líquido e o volume do liquido deslocado pelo corpo.
Procedimento experimental
Conclusão Concluimos que nesse trabalho, é de imensa preocupação a utilização da densidade dos sólidos, pelo âmbito geral da engenharia civil, como também das diversas engenharias. observamos que dividindo a variação da massa pela variação do volume encontramos a densidade do líquido. Esta densidade pode ainda ser descoberta através do coeficiente angulares das retas representadas em cada um dos gráficos acima. Conforme mergulhamos o corpo no fluido verificamos que o volume de