densidade de um solido
2. Objetivo: Determinar o volume e a densidade de um sólido e suas incertezas usando a teoria dos erros
3. Introdução
3.1 O que é a teoria dos erros
O ato de medir é, em essência, um ato de comparar, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, do operador, do processo de medida etc.)
Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, dependendo das condições experimentais particulares ou ainda da postura adotada frente ao experimento. Em cada caso, deve-se extrair do processo de medida um valor adotado como melhor na representação da grandeza e ainda um limite de erro dentro do qual deve estar compreendido o valor real.
3.2 Definições de erros:
- Medição: conjunto de operações que têm por objetivo determinar o valor de uma grandeza;
- Valor Verdadeiro: valor consistente com a definição de uma dada grandeza específica; O valor verdadeiro de uma grandeza é o valor que seria obtido de uma medição perfeita e a determinação do mesmo pode ser entendida como o objetivo final da medição. Entretanto, deve ser observado que o valor verdadeiro é por natureza, indeterminado.
- Resultado de uma medição: valor atribuído ao mensurando, obtido por medição;
- Mensurando: grandeza específica submetida à medição;
- Erro: resultado de uma medição menos o valor verdadeiro do mensurando. Ou seja, é a diferença entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro dessa grandeza. Uma vez que o valor verdadeiro é uma quantidade desconhecida, resulta que o erro também é.
- Desvio padrão experimental: para uma série de medições de um mesmo mensurado, a grandeza , que caracteriza a dispersão dos resultados é dada pela fórmula:
,onde xi representa a diferença entre o resultado da i-ésima medição e a média aritmética dos n resultados considerados.
- Incerteza de medição: parâmetro associado ao resultado