IMportancia da fisioterapia na saude ocupacional
Trabalho é a atividade física e mental desenvolvida pelo homem com o objetivo de produzir riqueza. A história do trabalho começa quando o homem procura os meios adequados para satisfazer suas necessidades. Algumas vezes para alcançar a satisfação de suas necessidades, o homem submete-se a excessivas e prolongadas jornadas de trabalho, com atividades repetitivas e ritmos alucinantes todos maciçamente intensificados. Em vista disso, podemos afirmar que nosso desenvolvimento biológico não admite tantas agressões tornando a satisfação em fonte de desprazer e sacrifícios.
Segundo a Organização Mundial de saúde (OMS): “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, social e mental, e não somente a ausência de doenças”, ou seja, saúde é a condição em que um indivíduo ou um grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente.
Na saúde ocupacional não é diferente, e entende-se como a soma de todos os esforços para melhorar a saúde dos trabalhadores, interferindo em seu ambiente de trabalho e tendo repercussão na comunidade
Os fatores que influenciam na saúde do trabalhador são de natureza complexa, apresentando-se como resultado indesejado da interação de uma rede de múltiplos fatores causais, dentre eles uso de força excessiva, posturas inadequadas, repetições de movimentos, organização do trabalho e psicossociais.
A atuação da fisioterapia nas empresas cresce a cada dia, devido à descoberta, pelos empresários, da importância do investimento em ações preventivas na suas empresas, para o combate de doenças ocupacionais.
A presença do fisioterapeuta compondo a equipe de saúde ocupacional já é uma realidade, trabalhando em função de um objetivo: Zelar pela saúde do empregado.
Hoje, esses objetivos não se atem apenas a curar uma patologia, mas sim preveni-las. A atuação preventiva não se limita apenas a campanhas de conscientização, mas também a ações