Densidade De Solidos
1 INTRODUÇÃO:
Nesse relatório, focamos em apenas uma das propriedades: densidade. Essa propriedade é definida como a razão entre a massa de amostra e seu volume. Temos: = e as unidades utilizadas geralmente são g/cm³, g/mL, g/L. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão para calculo de sólidos e líquidos .
Arquimedes, empuxo é a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos. A densidade é a razão entre massa de um corpo e seu volume, é uma propriedade física usada para identificar substancias em concentração num determinado volume, como energia, partículas. Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois em geral (mas nem sempre) a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e essa menor ainda do que a de sólidos. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria, e sim do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão. A densidade aparente, que é usado para expressar a densidade absoluta de uma substância que não se tem certeza de sua pureza.
2 OBJETIVOS:
Determinar e comparar a densidade de um líquido e a densidade de um sólido, estudar o método pelo qual se calcula a densidade de um sólido e de um líquido., usando os métodos apresentados na apostila .
3 METODOLOGIA (MATERIAIS E MÉTODOS):
a MATERIAIS UTLIZADOS:
2 provetas de 100 mL ou 50 mL
1 pisseta com água destilada
2 vidros de relógio
1 pinça
1 prego e 1 clipe para cada grupo
1 béquer de 50 mL
3 picnômetros de 25 mL ou balão volumétrico de 25 mL
Balança Analítica
b REAGENTES UTILIZADOS:
1 pisseta com álcool 70 Solução aquosa