Seguran a do trabalho
O trabalho, enquanto atividade humana produtiva, na forma como se estrutura e se organiza, produz danos à saúde do trabalhador. Tais danos podem ser identificados através de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho, morte do trabalhador e outros diversos e inespecíficos danos. À medida que o homem modifica o mundo em que vive, também modifica e transforma a si mesmo, e isso revela quem ele realmente é:
Além de o trabalho ser necessário para a manutenção da vida humana sobre a terra, ele também é fundamental para definir as condições de saúde de cada indivíduo, pois o momento do trabalho é o espaço privilegiado para a realização do ser humano enquanto espécie consciente de sua própria existência e de sua intemporalidade (MERLO apud BAPTISTA, 2004).
Os acidentes de trabalho são considerados um problema de saúde pública em todo o mundo, por se tratarem de eventos potencialmente fatais, incapacitantes e acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, fato que acarreta grandes consequências sociais e econômicas. “São responsáveis pelo maior número de mortes e incapacidades graves causados pelo trabalho em todo o mundo” (TAKALA apud SANTANA et. al., 2005).
No dia 25 de Março de 2015 a equipe se reuniu para uma visita técnica a uma determinada empresa e um determinado bairro da cidade de Manaus.
Este trabalho busca analisar a importância da Segurança do trabalho como forma de contribuição nos processos industriais, ergonômicos e de gerenciamento nas organizações.
2. OBJETIVOS
2.1 Geral: Mostrar a importância do uso de epi’s no canteiro de obras para prevenir acidentes.
2.2 Específicos:
Verificar de que forma a segurança do trabalho é fundamental na Engenharia Civil.
Investigar de se as empresas disponibilizam de forma satisfatória os equipamentos aos funcionários.
Compreender o porquê da importância de politicas de prevenção de acidentes nos canteiros de obra.
3. REFERENCIAL TEÓRICO/ ANÁLISE DOS RESULTADOS
A Associação