Propriedades extensivas
Em física e química, propriedades intensivas são as propriedades de um sistema que não dependem da massa da amostra. Contudo, algumas das propriedades intensivas têm natureza estatística e só fazem sentido na escala de agregados. Não podem ser divididas. Um exemplo explicativo é a densidade,pois, quando dividimos uma massa(extensiva) pelo seu volume (extensiva),temos a densidade (intensiva),ou seja, quando colocamos 30 vezes a massa,aumentamos o volume 30 vezes fazendo com que a densidade seja constante e não dependente da massa.
As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.
As propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema. Já as propriedades extensivas, tal como o nome indica, dependem da extensão do sistema, isto é, variam de forma proporcional com o tamanho ou a quantidade de matéria existente num dado sistema.
A seguir são apresentados alguns exemplos de propriedades intensivas e extensivas, com os respectivos símbolos e unidades SI entre parênteses:
•
•
Propriedades intensivas: temperatura (T em K), pressão (p em Pa), massa volúmica ( fusão (T em K), ponto de ebulição (T em K).
em kg m-3), ponto de
Propriedades extensivas: massa (m em kg),