aluminio
Por definição, propriedades extensivas são grandezas materiais que :
Não são propriedades quando associadas ao tipo de local denominado ponto porque,
Em qualquer ponto, o valor da propriedade extensiva ou sempre será nulo, não poderá variar no tempo, ou sempre não será real. São propriedades quando associadas ao tipo de local chamado parte finita, por que:
Em qualquer parte finita, o valor da propriedade extensiva costuma, em cada instante, ser um real único o que depende do instante considerado. Neste tipo de local, que inclui o sistema como um todo, elas podem ser não constantes funções reais do tempo. Os valores que tais funções assumem sempre dependem exclusivamente de medidas efetuadas somente no instante a que se referem. As propriedades extensivas são dependentes da quantidade de substância que constitui o corpo. Faz parte da propriedade extensivas massa, volume, peso, comprimento, resistência elétrica, etc...
As propriedades extensivas são classificadas como aditivas ou não aditivas, de acordo com o comportamento das mesmas ao serem associadas a qualquer parte finita do sistema.
Uma propriedade extensiva será aditiva quando: O valor da propriedade, para a união de quaisquer duas partes finitas de qualquer sistema, parte estas que não ocupem nenhum espaço comum, for a soma dos valores da mesma propriedade, no mesmo instante, para as duas parte consideradas.
Quando isso não ocorrer, a propriedade extensiva não será aditiva. Massa, volume e quantidade de matéria são exemplos de propriedades extensivas aditivas, enquanto que seus inversos são exemplos de propriedades extensivas não aditivas. Conforme esperado, os valores destas propriedades são sempre nulos (no caso das aditivas) ou sempre divergem (no caso das não aditivas) em todo ponto de qualquer sistema.
As propriedades intensivas são independentes, apenas dependem do material, não importa a quantidade. A temperatura, pressão,