Fenomenos dos Transportes
Fluidos são definidos como substâncias que se deformam com continuamente sob a ação de uma tensão de cisalhamento. Os fluidos podem ser classificados de modo geral, de acordo com a relação entre a tensão de cisalhamento aplicada e a taxa de deformação.
Fluidos Newtonianos
São classificados como fluidos newtonianos aqueles para os quais a tensão de cisalhamento é diretamente proporcional à taxa de deformação, ou seja, segue a lei da viscosidade de Newton: Tyx = μ (du/dy), como pode-se observar na figura 2.1, onde “u” é a velocidade da placa superior e “y” é a separação das placas paralelas. A constante de proporcionalidade representada por μ é uma propriedade de fluido e é denominada viscosidade absoluta ou dinâmica. Alguns exemplos Fe fluidos newtonianos comumente encontrados são a água, o ar e a glicerina. A unidade de viscosidade no Sistema Internacional é [μ]=N.s/m² = Pa.s no Sistema Métrico absoluto é [μ]=g/cm.s = poise. Figura 2.1: Movimento relativo de dois planos paralelos com velocidade constante U, separados por um filme de fluido viscoso com espessura y Aparelhos utilizados para medir a viscosidade de fluidos newtonianos são chamados de viscosímetros. Em gera, o tempo t que um determinado volume de líquido demora a escoar através de um tubo capilar em um viscosímetro.
Canon-Fenske é medido. A viscosidade absoluta é então determinada através da equação µ = C . t . ρ onde C é a constante do viscosímetro e ρ a massa específica do fluido.
Propriedades Extensivas e Intensivas As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra, ou a transformação de uma substância em outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem