Propriedades intensivas – densidade
Química Geral Experimental I
Propriedades Intensivas – Densidade
1. Assunto: Propriedades Intensivas – Densidade
2. Objetivo: Determinar a densidade de um metal desconhecido e identificá-lo de acordo com o valor obtido; determinar a densidade da água destilada, do álcool etílico e da glicerina.
3. Introdução:
1. Propriedades Intensivas
As propriedades intensivas são propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isto é, são independentes do tamanho ou da quantidade de matéria de um dado sistema, como, por exemplo, a densidade.
2. Densidade
A densidade é uma grandeza que expressa a razão entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A densidade, também, é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. A unidade de densidade no SI é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centímetro cúbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L). A densidade é inversamente proporcional ao volume, isto significa que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Desse modo, vemos que a densidade de cada material depende do volume por ele ocupado. O volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão. Isso significa que, consequentemente, a densidade também dependerá da temperatura e da pressão do material.
4. Materiais:
1. Vidrarias:
– Béquer de vidro com capacidade de 100 ml – Proveta de vidro com capacidade de 10,00 ml – Pissete de Plástico – Balança Analítica com precisão de 0,0001 g – Conta-gotas
2. Reagentes:
– Água Destilada - H2O – Álcool Etílico – C2H5OH – Glicerina – C3H5(OH)3 – Metal desconhecido
4. Metodologia (Líquidos):
1. Utilizou-se uma proveta