quimica
2014/1
TÍTULO: Determinação da densidade
OBJETIVOS
a) Aprender a medir volume de líquidos utilizando pipeta e proveta;
b) Determinar a densidade de um sólido pelo método geométrico;
c) Determinar a densidade de líquidos;
d) Aprender a utilizar picnômetro e densímetro.
INTRODUÇÃO
As propriedades dos materiais são agrupadas em químicas e físicas. As propriedades químicas descrevem uma transformação química, tal como a interação de uma substância com outra, ou a transformação de uma substância em outra. As propriedades físicas não envolvem qualquer mudança na composição ou identidade da substância, isto é, são propriedades que podem ser observadas e medidas sem modificação de sua composição. As propriedades físicas podem ser classificadas como extensivas ou intensivas.
As propriedades extensivas são diretamente proporcionais à quantidade de matéria da substância presente da amostra, enquanto que as intensivas independem da quantidade de matéria. Temperatura (T), pressão (p), cor e densidade (d) são propriedades intensivas, enquanto que massa (m) e volume (V) são propriedades extensivas.
É importante ressaltar que uma propriedade extensiva pode ser convertida em uma propriedade intensiva de duas maneiras: 1) dividindo-se a propriedade extensiva pela quantidade de matéria ou 2) dividindo-se por outra propriedade extensiva - usualmente massa ou volume. Por exemplo, a densidade, que é uma propriedade intensiva, é dada pela razão massa/volume.
MATERIAIS
Medidas de Volume
Pipeta volumétrica de 5 ml
Pipeta graduada 50ml
Picnômetro de 50 ml
Proveta graduada 100ml
Proveta graduada com tampa
Pisseta ou frasco lavador
Funil de haste
Capela
Medidas de precisão / corpo de prova
Paquímetro
Balança digital de precisão
Granito
PROCEDIMENTOS
1. Cálculo da densidade do granito
Foi pesado o granito;
Foram realizadas as medidas: