Experimento de densidade da água
A densidade ou massa específica é a relação entre a massa (m) e o volume (v) de determinado material seja ele sólido, liquido ou gasoso. Sua expressão matemática é dada por:
D = m/v
Conforme se observa a expressão matemática da densidade, observamos que ela é inversamente proporcional ao volume, quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. Cada densidade depende do volume de cada material ocupado, e o volume é uma grandeza física que varia com a temperatura e a pressão, isso significa que a densidade também depende da temperatura e da pressão do material.
A água sob uma temperatura de aproximadamente 24o C e sob uma pressão ao nível do mar 1,0 atm, a sua densidade é igual a 1,0g/cm3. Já no estado sólido, em temperaturas abaixo de 0o C, ao nível do mar, a sua densidade mudará, ela diminuirá para 0,92 g/cm3. Isso explica o fato do gelo flutuar na água, porque material mais denso afunda e menos denso flutua.
Mas observamos que o gelo não fica totalmente acima da superfície da água, isso ocorre porque comparando a densidade do gelo com a água, podemos calcular pela diferença entre elas, é necessário apenas 92% do volume de gelo para igualar a massa de água que ele desloca. Dessa forma, 92% do volume de gelo ficam abaixo da superfície da água e apenas 8% fica acima da superfície, isso explica porque os icebergs são tão perigosos para a navegação.
2-Objetivo Este experimento tem por objetivo verificar a técnica de determinação de densidade da água e suas relações com as propriedades químicas.
3-Material e Procedimento Foram utilizada nesta prática um pcinômetro de 100 ml, pisseta com água destilada, termômetro de 10 a 110o C, pipeta volumétrica de 25 ml, balança analítica, Becker 500ml e papel toalha.
Realizamos o experimento da seguinte maneira:
1- Colocamos 250 ml de água destilada dentro do Becker de 500 ml;
2- Depois medimos a temperatura desta água;
3- Ligamos a balança analítica e a zeramos