Atps de quimica
SÃO CAETANO II
Engenharia Civil
ATPS de Química
(etapa -1)
Professora - Paula
São Paulo, 03 de outubro de 2012
O alumínio
O alumínio é um metal representativo, de massa atômica 27u e número atômico igual a 23, que se encontra na família 3A da tabela periódica, cujo íon formado é o cátion trivalente (Al 3+).
Leve e relativamente resistente, o alumínio é bom condutor de calor e eletricidade, e possui um aspecto cinza e prateado, sua densidade é aproximadamente de um terço do aço ou do cobre, apresentando uma excelente resistência à corrosão e durabilidade graças a uma camada protetora de óxido.
Mesmo sendo o metal de maior abundância na crosta terrestre, o alumínio, produzido é oriundo da bauxita, mistura natural de óxidos d alumínio, cujo principal componente é Al2O3.
A maior parte da extração da bauxita é usada como matéria-prima para a fabricação do alumínio, que por sua vez é empregada na produção do alumínio metálico.
Suas características físicas e químicas lhe permitem a utilização nos mais variados setores, podendo ser citados entre outros: • Bens de uso – utensílios domésticos, ferramentas, etc.; • Embalagens – latas, embalagens de alimentos e remédios; • • Meios de transporte – estrutura de aviões, barcos, automóveis, bicicletas; • Construção civil - janelas, portas, divisórias, grades, etc.
É importante citar também que a possibilidade de reciclagem do alumínio lhe confere atenção especial quando utilizado, já que contribui com as questões ambientais, diminuindo os impactos causados pela extração, gerando economia de energia e movimentando o comércio de reciclagem, pelo bom preço que atinge.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA -
SÃO CAETANO II
Engenharia Civil
ATPS de Química
(etapa -1)
São Paulo, 03 de outubro de 2012
O aço pode ser substituído pelo alumínio?
O alumínio é um material que há algum tempo vem