RELATORIO DE QUIMICA Eng de alimentos
Campus Rio Verde
Densidade de Líquidos e Sólidos
Engenharia de Alimentos
Disciplina: Química Experimental
Professor (a): Sandra Zago
Turma: 1º Período
Data da prática: 28/05/2013
Data da entrega: 11/06/2013
Componentes do grupo: Beatriz Cruvinel e Erica Cabral
RESUMO
Primeiramente, realizou-se experimentos nos quais foram analisados o comportamento e a densidade de alguns materiais, comparando-se a densidade entre eles. Posteriormente, pode-se analisar as fases dos componentes da mistura heterogênea e da mistura homogênea. E pode-se notar que quanto maior a massa, maior é o volume.
INTRODUÇÃO
A Densidade existe para determinar a quantidade de matéria que está presente em uma determinada unidade de volume. No entanto, os valores da densidade são fortemente influenciados pela temperatura.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
Densidade = Massa
Volume
A Densidade não depende da quantidade do material considerado, isto é, 1 tonelada de água tem a mesma densidade que 1g de água. Isto é claro se lembrarmos que o volume ocupado por 1 tonelada de água é muito maior do que o volume ocupado por 1g de água. Os fatores que influenciam a densidade são a composição química, o estado físico do corpo e também a temperatura em que se encontra. Materiais menos densos tendem a permanecer na superfície de materiais mais densos. Por este motivo o óleo (densidade cerca de 0,6 g/mL) flutua sobre a água (densidade 1 g/mL). Já o mercúrio (densidade cerca de 13 g /mL) afunda na água.
A Densidade é uma propriedade importante para definir as aplicações de muitos produtos que usamos. A qualidade do álcool utilizado como combustível pode ser verificada com um teste simples de densidade. As indústrias náutica e aeronáutica buscam constantemente utilizar materiais menos densos, para diminuir ao máximo a massa dos