1semestre rh
TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
FLAVIA DA SILVA FONSECA MARTINS
LÍNGUA PORTUGUESA TEXTO, COERÊNCIA, COESÃO
E SUBSÍDIOS GRAMATICAIS
RONDONÓPOLIS-MT
MARÇO/2014
FLAVIA DA SILVA FONSECA MARTINS
TEXTO, COERÊNCIA, COESÃO
E SUBSÍDIOS GRAMATICAIS
Trabalho apresentado como requerido para avaliação da disciplina de comunicação e linguagem como tema a utilização da coerência e coesão em textos e os subsídios gramaticais. Curso de Gestão de Recursos Humanos, Do Centro Universitário Claretiano de Batatais – SP.
TUTORA Prof.ª: CAMILA JULIANA DE FREITAS
RONDONÓPOLIS
MARÇO/2014
A Venda da Felicidade
A era industrial aumentou consideravelmente a produção de bens de consumo, agora, na era da informática esse consumo foi ate facilitado, através da internet. No quotidiano, o consumismo é estimulado e vendido como felicidade. Seria verdade essa relação?
Com as altas taxas de desempregos e a coisificação do homem, a população fica emocionalmente fragilizada. Essa fragilidade é fruto da exclusão social e da concepção de homem como ser descartável. Em uma sociedade com uma cultura descartável, representada pela cultura de massa, o homem também o é. Além de sofrer com estressantes jornadas de trabalho, transporte longo e demorado, o homem também sofre em seu tempo livre. Ele anseia por tempo livre, mas não sabe o que fazer com ele, até o seu tempo livre é alienado.
Esse é o momento oportuno para as campanhas de marketing. Impossibilitado (financeiramente) de se desenvolver pessoalmente através de estudos ou com o uso qualificado de seu tempo livre, o homem passa horas na frente da tv. Assim, o carro representa a liberdade, a cerveja representa a alegria, o remédio representa a paz.
As campanhas padronizam os sentimentos e os oferecem personificados em produtos, e ainda estimulam a troca desses mesmos produtos, pouco tempo depois, por outros melhore e mais modernos.
O grande erro das