Experimento de Densidade
Nossa experiência é dividida em três partes: na primeira, determinamos a densidade de dois sólidos metálicos, utilizando a teoria da densidade com os dados obtidos através do uso de balança analítica, termômetro e proveta.
Na segunda parte, determinamos a densidade de líquidos (soluções de NaCl), pelo método do Aerômetro ou Desímetro.
Na terceira parte, determinamos as mesmas densidades utilizando o picnômetro.
TEORIA
A densidade é uma propriedade intensiva (que independem do tamanho da amostra ). Ela é definida como a razão entre a massa de um objeto e seu volume. A água, por exemplo, possui uma densidade de 1 g/cm³. Isto significa que se nós tivermos 1 g de água ela deverá ocupar um volume de 1 cm³.
Normalmente, quando uma substância é aquecida ou resfriada o seu volume aumenta ou diminui. Isto significa que a sua densidade também muda, de forma que, para um trabalho preciso, deve-se informar a temperatura correspondente à densidade registrada. Por exemplo, a 25º C (temperatura ambiente ) a densidade da água é na verdade 0,9970 g/cm³, enquanto a 35° C sua densidade é de 0,9956 g/cm³.
Para maioria do propósitos podemos, entretanto, tomar a densidade da água como sendo igual a 1,00 g/cm³.
Note que a propriedade intensiva, densidade, é calculada como a razão entre duas propriedades extensivas (que dependem do tamanho da amostra ), massa e volume.
densidade = massa do corpo volume do corpo
A densidade nos líquidos é absoluta, igual a massa específica, ou densidade somente e ela depende da temperatura.
A densidade de soluções é também função de sua concentração. Os métodos que utilizamos para medir as concentrações, foram o do picnômetro, onde seu volume se determina pelo peso da água com que se enche, sabendo o peso e a densidade da água na temperatura dada, no caso 24° C ( densidade=