O problema de sequenciamento de máquinas
Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
Curso de Engenharia de Produção
O problema de sequenciamento de tarefas em máquinas industriais descrito através de um modelo matemático
BOLSISTA: Fabiana Dias Alves Pereira
ORIENTADOR (A): Prof. Me. Jorge von Atzingen dos Reis
Ituiutaba, janeiro de 2013.
Título:
O problema de sequenciamento de tarefas em máquinas industriais descrito através de um modelo matemático.
Introdução / Justificativas
O presente trabalho abordará problemas relacionados a sistemas produtivos como a alocação de máquinas e a programação de operações. Procuraremos estabelecer a sequência de execução dessas operações e a alocação das operações às máquinas. Este enfoque tem recebido destaque na área empresarial devido à concorrência cada vez mais acirrada, onde se deve sempre buscar a melhoria contínua dos produtos e serviços ofertados.
Como forma de melhor compreensão, da análise e da solução de problemas para a tomada de decisão, a pesquisa operacional (PO), vem sendo aplicada em processos industriais que exijam alocações eficientes de recursos escassos.
Segundo, Arenales et al. (2007), problemas de planejamento e programação da produção surgem em várias situações reais. Problemas esses que envolvem desde a decisão de quais produtos serão fabricados até a quantidade de cada item em determinado período; tudo isso tendo em vista a capacidade restrita de produção (mão-de-obra, capital, armazenagem, etc.) e os diversos produtos que a empresa produz e comercializa. Almeja-se determinar quais fabricar e quanto fabricar de cada produto, a fim de maximizar o retorno do capital investido.
As dificuldades encontradas na sequência de processamento de operações em cada máquina
— do início ao término da tarefa — podem ser representadas adequadamente por meio de um modelo de programação matemática (Gomes Júnior, ANO).
A formulação ou modelagem matemática retrata as variáveis para descrever