Sistema de Gestão de Suprimentos
Integração dos processos de negócios desde o consumidor final até o fornecedor primário, sendo a logística parte dos processos da cadeia que liga clientes e fornecedores.
Informação – essencial pois proporciona o conhecimento do escopo global necessário para a tomada de decisão.
A tecnologia da Informação fornece as ferramentas necessárias para reunir as informações e analisá-las objetivando tomar as melhores decisões sobre a cadeia de suprimentos.
Razões para necessidade de rápidas, em tempo real e com alto grau de precisão:
Clientes: entendem que informações do andamento de uma ordem, disponibilidade de produtos, programação de entrega e dados do faturamento são elementos fundamentais.
A meta de redução do estoque em toda a cadeia de suprimentos, faz com que os tomadores de decisão percebam que, com informações adequadas, eles podem, efetivamente, reduzir estoques e necessidades de recursos humanos.
A disponibilidade de informações aumenta a flexibilidade com respeito a saber, quanto, quando e onde os recursos podem ser utilizados para obtenção de vantagem estratégica.
Programas de Resposta Rápida
A TI deve prover soluções adequadas aos três níveis de gestão: estratégico, tático e operacional.
“Diversos clientes e fornecedores quiseram redesenhar seu fluxo de produtos, operações de produção e distribuição através de um maior compartilhamento de informações. Essas iniciativas são comumente chamadas de programas de resposta rápida – PPRs.”
Esses sistemas podem ser analisados de forma que estoques e informações fiquem lado a lado. O compartilhamento das informações possibilita aos fornecedores um planejamento e tomada de decisão mais eficiente.
No compartilhamento de informações, o fornecedor pode utilizá-las de duas formas: para previsão e programação de políticas de gestão de estoques e para a operacionalização dos princípios de melhoria contínua de processos.
Quick response (QR) - fornecedores