Sistema ERP (Gestão da cadeia de suprimentos)
O que é ERP?
Sistema que faz a integração dos processos e operações de uma empresa,unificando as informações.Ou seja, é um software que integra o planejamento, o gerenciamento e o uso de recursos de uma empresa inteira.
Qual a finalidade de um ERP?
Aumentar o controle do grande volume de informações, otimizar o tempo de trabalho, melhorar a qualidade dos processos e reduzir custos.
Um exemplo de sistema ERP: SAP
Qual os principais pontos a serem observados no processo de implantação de um ERP?
- Complexidade: Necessita da contratação de empresas que além de instalar, deem o suporte necessário às mudanças ocorridas e atendam as necessidades de acordo com as particularidades da empresa, o que acarreta aumento de custo.
- Planejamento e organização são necessários para que a implantação do ERP seja bem sucedida. Uma boa definição dos processos da empresa para alimentar o sistema com compatibilidade.Para tanto se faz necessário a criação de um Comitê para tomada de decisões referentes ao sistema.
- Treinamento e capacitação dos funcionários que serão os usuários do sistema. É preciso atentar para as dificuldades que surgem no processo como:
- Resistência dos usuários já acostumados com outro metodo de trabalho:
- Tempo de adaptação;
- Falta de competência e dificuldade de executar e operar o sistema;
- Aumento da quantidade de informações incorretas;
- Falta de gerenciamento e liderança;
- Custos com suporte e manutenção.
A implantação de um ERP causa importante impacto, além de acarretar grandes mudanças em uma empresa.São elas:
- Mudanças estruturais e organizacionais: Mais rapidez na execução das tarefas, maior controle e padronização dos processos e informações, acúmulo de funções, aumento de demissões,etc.
- Mudanças tecnológicas: Suporte técnico aos softwares, aumento de computadores na