POLIMORFISMOS GENÉTICOS

1109 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG
Curso: Ciências Biológicas
Disciplina: Genética de Populações
Período: 5º
Professor: Jonatas Francisco de Souza
Nome: Maria Aparecida Souza
Matricula: 2010101540
Polo: Araçuaí

POLIMORFISMOS GENÉTICOS
Origem da palavra polimorfismo?
O termo polimorfismo é originário do grego e significa muitas formas.
Se diz que Polimorfismo nada mais é que uma referência de uma classe abstrata a uma classe concreta, também é a capacidade de um operador executar a ação operada dependendo do tipo operando. Em outras palavras, várias formas de fazer várias coisas.
O que é Polimorfismo?

Polimorfismo é, por definição, uma variação fenotípica que pode ser separada em classes distintas e bem definida. O controle genético se dá por um ou poucos loci, sendo a característica pouco suscetível a fatores ambientais. Como exemplos de polimorfismos, podem-se citar grupos sanguíneos do Sistema ABO (classes A, B, AB, O). Nesse caso, só existem 4 fenótipos possíveis. Se fosse possível colocar os fenótipos em um gradiente contínuos, o caso não se trataria de polimorfismo. A cor da pele, em contrapartida do que se pensa geralmente, não é um caso polimórfico, e sim poligênico; entre o branco e o negro, podem-se encontrar milhares de outras pequenas variações fenotípicas, que são fruto de fatores ambientais, além da parte gênica. Isso vale para a maioria dos outros exemplos de 'polimorfias', como a cor do cabelo, tipo de cabelo, altura, peso.
Polimorfismos Genéticos

Diferentes versões de uma certa sequencia de DNA em um determinado local cromossômico são chamados de alelos. A coexistência de alelos múltiplos em um locus é chamada de polimorfismo genético. Qualquer sítio no qual existam alelos múltiplos como componentes estáveis da população é, por definição, polimórfico. Um alelo é geralmente definido como polimórfico se ele estiver presente em uma frequência maior que 1% na população. A base para o polimorfismo entre os alelos são as

Relacionados