Biofisica
BIOFÍSICA DAS TROCAS DE CALOR CORPORAL
Os mecanismos orgânicos que produzem (termogênese) e que dissipam calor (termólise) são considerados um dos processos básicos que suportam e mantêm a vida, onde a termogênese depende das reações envolvidas com os metabolismos e a homeostase exige uma oferta adequada de oxigênio para os tecidos.
Metabolismo basal é o consumo de oxigênio na transformação metabólica dos alimentos, sendo que para regular a média da temperatura corporal, o homem possui mecanismos reguladores que produzem e dissipam calor corporal, isto se deve para o equilíbrio da temperatura interna do corpo.
TERMOGÊNESE BIOLÓGICA
Expostos ao frio, os animais produzem calor corporal através da contração muscular (termogênese mecânica) e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química).
TERMOGÊNESE MECÂNICA
Está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio, caracterizado por uma contração desorganizada dos músculos esqueléticos, tratando-se de uma resposta involuntária e resultante de uma atividade nervosa descontrolada.
TERMOGÊNESE QUÍMICA
Apesar de mais lenta que a termogênese mecânica, é o meio mais importante para a manutenção da temperatura corporal. As gorduras são uma fonte muito importante de energia térmica, sobretudo aquelas localizadas no tecido adiposo marrom, pois convertem com facilidade a energia de seus estoques sendo importantíssimo para a geração de calor no organismo homeotermo.
A produção de calor em situação de metabolismo basal é de aproximadamente 1,5 kcal/min em um homem de 70Kg, sendo este calor gerado principalmente no fígado, cérebro, coração e músculos esqueléticos.
São numerosos os fatores que afetam a termogênese, mas todos estão relacionados com o metabolismo interno dos alimentos. Algumas situações alteram a taxa basal de produção e de perda do calor.