SISTEMA DE FREIOS ABS
1 INTODRUÇÃO 4
2 HISTÓRIA DO SISTEMA DE FREIOS abs 5
2.1 Os primeiros sistemas 5
2.2 Os sistemas modernos 5
3 O FREIO ABS 6
3.1 Funcionamento 7
3.2 Componentes 9
4 TIPOS DE FREIOS 10
5 A FÍSICA DA DERRAPAGEM 11
6 EFETIVIDADE DO ABS 11
7 FREIO ABS X O FREIO CONVENCIONAL 12
8 CONCLUSÃO 13
9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14 1 INTODRUÇÃO
A descoberta da roda constitue-se em uma das mais importantes invenções.
Quando aplicada a um veículo de transporte, obrigou o desenvolvimento de um sistema que controlasse a velocidade, parasse o veículo e mantivesse o mesmo parado.
Nas rodas de madeira com guarnições de ferro, o freio de sapata de madeira eram pressionadas contra a superfície metálica da roda com auxílio de uma manivela, ao alcance das mãos do condutor.
A partir de 1899 os veículos automotores, passaram a ganhar velocidades de até 100 Km/h, exigindo mudanças no sistema de freios utilizado até então.
Foi desenvolvido o freio por “cinta,” acionado por pedal sobre tambores fixados ao eixo da roda.
Em 1902 Louis Renault requereu a patente pelo sistema de freios por sapata interna, que utilizava lonas de amianto, pois se mostram bastante eficazes.
Mas, ainda contavam com sistema à varão, e exigia bastante esforço para frear o veículo
Só em 1919 surgiu o sistema hidráulico de freios através de pressão de óleo.
O acionamento do sistema de freios hidráulico através de pedal melhorou muito a dirigibilidade, e já se conseguia controlar o veículo mesmo em velocidades maiores.
Ainda em 1919 foi desenvolvido o servo freio, utilizando a depressão do coletor de admissão para ampliar a força exercida pelo pé no pedal.
Este desenvolvimento foi patenteado pela empresa Hispano-Suiza.
Por muitos anos o sistema de freios teve poucas evoluções, quando em 1978 foi desenvolvido o sistema de freio anti- bloqueio (ABS) pela Bosch, que evita o travamento das rodas, garantindo maior eficiência do sistema permitindo frenagens em diversos tipos de pisos.