sistema de freio
O freio é um componente essencial para o automóvel, tem a função de diminuir a velocidade do veiculo através do atrito das pastilhas de freio ou das sapatas com o disco ou tambor, essa é uma breve explicação do que é o freio. A seguir nos capítulos seguintes veremos mais sobre o funcionamento do freio, cada componente e seu funcionamento, tipos de freio, até chegarmos ao freio ABS e seus sensores.
O freio por ser um sistema de segurança ele precisa ser fabricado com excelentes matérias para que o mesmo não possa haver defeitos. Por suportar todo o peso do automóvel, e as forças que atuam nele esse dispositivo gera muito calor, pois, há muito atrito no mesmo.
Dentre os sistemas de freio há os mais comuns sendo eles:
Freio a Disco;
Freio a Tambor;
Freio ABS.
Tendo entre eles componentes em comum, por exemplo:
Cilindro mestre;
Servo Freio;
Tubulações;
Pedais de freio;
Reservatório de fluido;
Fluido de freio.
A seguir nos capítulos seguintes veremos um pouco mais sobre os mesmos.
1 – Componentes do freio:
A seguir mostraremos cada componente e sua função no sistema de freio.
1.1 Cilindro Mestre:
É um dispositivo que é acionado quando o pedal de freio é apertado, ele tem a função de transmitir fluido de freio para os freios através de tubulações, chegando assim até as pastilhas de freio ou freios a tambor. (Anexo 1)
1.2 Servo Freio:
É um componente fixado no painel de fogo do automóvel, ele é conectado juntamente ao cilindro mestre e pedal de freio, e tem a função de ampliar a força exercida no pedal. (Anexo 2)
1.3 Pedal de Freio:
O Pedal de freio tem a função de ativar o circuito através de uma força exercida pelo condutor, após essa força feita pelo motorista, ele transmite uma força para o servo freio que amplia a mesma, assim enviando para o cilindro mestre que está conectado simultaneamente, essa força tem a finalidade de gerar pressão para enviar fluido ao termino do freio. (Anexo 3)
1.4 Reservatório,