tireoidectomia
INTRODUÇÃO
1 TIREÓIDE
2 HIPOTIREOIDISMO
3 HIPERTIREOIDISMO
4 TIREOIDECTOMIA
5 PRINCIPAIS RAZÕES PARA SE REALIZAR A TIREOIDECTOMIA
6 CUIDADOS DE ENFERMAGEM
7 COMPLICAÇÕES
CONCLUSÃO
REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
Percebe-se que a tireóide é de essencial importância para o bom funcionamento do organismo, pois a mesma é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. E sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios T3 e T4.
A retirada da glândula tireóide ou parte dela é denominada tireoidectomia. A cirurgia de tireoidectomia total ou parcial irá depender de diversos fatores, que serão discutidos entre o médico e o paciente.
Sabe-se que toda cirurgia envolve risco de complicações, e a tireoidectomia não é diferente, de uma forma geral a cirurgia de tireóide evolui bem, com raras complicações e dentre as complicações temos hematoma, alteração da voz, cicatriz, hipocalcemia entre outras.
1 TIREÓIDE
Essencial para o bom funcionamento do organismo, a tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 (tri-iodotironina) e T4 (tetraiodotironina). A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH.
Os hormônios (T3 e T4) são responsáveis por regular o nosso metabolismo, ou seja, o conjunto de reações químicas responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula.
HIPOTIREOIDISMO
O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Esse mal atinge tanto homens quanto mulheres, mas a incidência é maior entre as mulheres e aumenta com a idade, principalmente depois dos 35 anos. Pode ter várias causas, mas a mais comum decorre da doença de Hashimoto. Essa doença aparece quando o organismo, por razões ainda desconhecidas,