Sistema de Freios
Quando você pressiona o pedal de freio, seu carro transmite a força de seu pé para seus freios por meio de um fluido. Como os freios em si requerem uma força muito maior do que você poderia aplicar com seu pé, seu carro precisa multiplicar a força do seu pé. Ele faz isso de duas maneiras:
• Vantagem mecânica (força de alavanca)
• Multiplicação da força hidráulica
Os freios transmitem a força aos pneus usando o atrito, e os pneus, por sua vez, transmitem essa força à estrada usando também o atrito. Antes de começarmos nossa discussão sobre os componentes do sistema de freio.
Força de alavanca
O pedal é projetado de tal maneira que pode multiplicar a força da sua perna diversas vezes antes mesmo que qualquer força seja transmitida ao fluido de freio.
Servo freio
Na época em que a maioria dos carros tinha freios a tambor, o servofreio não era realmente necessário - os freios a tambor proporcionavam algum efeito de servoassistência por si mesmos. Como a maior parte dos carros de hoje temfreios a disco, pelo menos nas rodas dianteiras, eles precisam de servofreio. Sem este dispositivo, boa parte dos motoristas sentiria muito cansaço em suas pernas. O servofreio usa vácuo do motor para multiplicar a força que seu pé aplica ao cilindro-mestre.
O servofreio a vácuo é um dispositivo muito simples e elegante. Ele exige uma fonte de vácuo para funcionar. Em carros movidos a gasolina, a álcool ou a gás natural o motor oferece um vácuo apropriado para os servofreios. Na verdade, se fixarmos uma mangueira em certa parte do motor, é possível aspirar parte do ar do contêiner, produzindo um vácuo parcial. Uma vez que motores a diesel não produzem vácuo, eles precisam usar uma bomba de vácuo separada.
Cilindro Mestre
Para aumentar a segurança, a maioria dos sistemas de freio dos carros modernos são divididos em dois circuitos, com duas rodas para cada circuito. Se ocorrer vazamento de fluido, somente duas das rodas perderão seus freios e seu carro