Trabalho sobre ABS
O sistema de frenagem é um item muito importante quando se trata de segurança do veículo. Quanto maior a capacidade do veículo em reduzir sua velocidade, maior a chance de se evitar colisões e outros acidentes. Assim, o aperfeiçoamento do freio é algo muito bem-vindo. Inicialmente existia o freio a tambor, e evoluiu-se para o freio a disco. Mas tratando-se de proteção, sempre existe a possibilidade de aperfeiçoar. Desenvolveu-se, então, o freio ABS. O freio ABS não substitui o sistema de freio convencional, ele o aperfeiçoa, tornando muito mais eficiente.
Palavras-chave: Frenagem, Anti-bloqueio, Sensores e Central.
Recife, 08 de Novembro de 2012.
Desenvolvimento
Historia Do Sistema de Freios ABS.
Uma grande parte dos sistemas de freio ABS, era baseada em recursos mecânicos até que a Empresa Bosch, No ano de 1970 começou a se preocupar em fazer um sistema anti-bloqueio que pudesse ser usado em qualquer carro, sem aumento muito grande de seu custo ou que fosse muito complicado de ser instalados em automóveis, e assim os sistemas desenvolvidos receberam o nome de ( Anti Blocking system) ou Sistema ante bloqueio. E um dos primeiros veículos de linha a receber o sistema de freios ABS, foi a Mercedes Modelo Classe S, 1978, e a partir dele outros veículos começaram a ser equipados com esse sistema, inclusive os automóveis japoneses também começaram a ser vendidos com essa tecnologia.
Conceito sobre o freio ABS.
O Sistema de freios ABS, é um sistema eletrônico que evita que as rodas do veiculo parem de girar numa situação de frenagem brusca e com isso as rodas percam aderência ao solo, e entre em ação o fenômeno do atrito dinâmico, ou seja, a roda deslizará no asfalto sem que o motorista consiga direciona-lá para desviar de algum obstáculo que apareça na frente do veiculo. E que também trabalha em conjunto com o sistema EBD, que significa controle de distribuição da força de frenagem, Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de