Sistema de Ensino: desafios da atualidade
O objetivo deste artigo é discutir quais os principais desafios enfrentados na atualidade pelo sistema de ensino, relacioná-los as leis e a decretos vigentes no âmbito nacional que estabelecem as diretrizes da educação básica.
O estudo a cerca procura discutir as dificuldades vivenciadas pelo sistema na organização de um Plano Nacional de igualdade e melhor qualidade, respeitando as peculiaridades locais regionais, em consonância com a União, Estado, Distrito Federal e Municípios, além da elaboração de uma boa proposta pedagógica adequada. A gestão democrática escolar voltada na valorização da formação de cidadãos e a capacitação dos profissionais da educação sendo essencial perante a explosão das novas tecnologias de informação e comunicação, exigindo assim novas formas de ensinar.
O trabalho revela os procedimentos que desencadeiam a gestão democrática, para resultados pertinentes. A busca por um plano nacional de qualidade e igualdade, além da capacitação permanente dos profissionais da educação.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema de Ensino, desafios da atualidade, Educação Básica.
EM BUSCA DE UM PLANO DE IGUALDADE
Para começar falando em Educação vamos abordar o Plano Nacional de Educação (PNE), é um projeto de lei que passou a vigorar em 2011 e vai até 2020, apresentando 10 diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas de estratégias específicas. As metas seguem o modelo de visão sistêmica da educação determinado em 2007, com a criação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que é um conjunto de programas que visam melhorar a educação no Brasil. Essas propostas contemplam todos os níveis, modalidades e etapas educacionais, contando com estratégias específicas para a inclusão dos alunos com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida. Conforme o projeto de lei do PNE no Art. 7º A consecução das metas do PNE - 2011/2020 e a implementação das estratégias deverão ser realizadas em regime