Sistema de custos
O objetivo deste artigo é apresentar o sistema de custos , e para isso, é necessário conhecer os processos pelos quais o produto passa, como separar cada processo, como atribuir os custos indiretos de fabricação aos processos e em seguida aos produtos, e também como tratar os gastos da empresa, ou seja, classificar o que é e o que não é custo de fabricação. Aprofundaremos relativamente à apropriação dos Custos, verificando o que é e por que se faz a Departamentalização.
A contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, quando da necessidade de avaliar estoques na industria, tarefa essa que era fácil na empresa típica da era do mercantilismo. É também importante ser constatado que as regras e os princípios geralmente aceitos na contabilidade de Custos foram criados e mantidos com a finalidade básica de avaliação e controle dos estoques e fornecimento de dados para domada de decisões. No que diz respeito ao Controle, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão e, num estágio imediatamente seguinte, acompanhar o efetivamente acontecimento para comparação com os valores definidos. No que tange à Decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às consegüências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos administrativos de preços de venda, opção de compras ou produção etc.
Detalhadamente vamos comentar alguns princípios contábeis são aplicados à Contabilidade de Custos que os gestores do grupo Liebherr seguem e comentaremos sobre as terminologias usadas. Entretanto aprofundaremos relativamente no entendimento à contabilidade de custos, verificando o que é e pó que se faz a Departamentalizacao.
1. Terminologia Contábil Básica.
A utilização de uma terminologia homogênea simplifica o