Sistema de custos
Para Martins (1998, p.22) “a contabilidade de custos tem duas funções relevantes: auxílio ao controle e na ajuda às tomadas de decisões”.
Kaplan e Cooper (2000, p.13), identificam que as empresas precisam de sistemas de custeio para realizar, os seguintes objetivos:
- avaliar estoques e medir o custo dos bens vendidos para a geração de relatórios financeiros;
- estimar as despesas operacionais, produtos, serviços e clientes;
- oferecer feedback econômico sobre a eficiência do processo a gerentes e operadores.
O primeiro objetivo, atende as necessidades dos usuários externos, através de relatórios auditáveis e que satisfaça os princípios contábeis geralmente aceitos. O segundo e terceiro objetivos surgem das necessidades de compreensão e aperfeiçoamentos por parte dos gerentes, dos aspectos às suas operações, com vistas no aperfeiçoamento das mesmas.
1 DEFINIÇÕES BÁSICAS
- Gasto: compromisso financeiro assumido por uma empresa, na aquisição de bens ou serviços, sacrifício econômico para obtenção de um insumo qualquer.
Exemplo: compra de uma máquina, a compra de 1.000 unidades de matéria prima.
- Despesa: bens ou serviços consumidos diretamente ou indiretamente para obtenção de receitas, parcela não ligada à produção. Geralmente é dividida em administrativa, comercial e financeira.
- Investimento: bens e direitos registrados nos ativos das empresas, para baixa em função de vendas, amortizações, consumo, etc.
- Receita: são reembolsos dos capitais investidos, exemplo: vendas, juros recebidos, alugueis recebidos, dividendos, etc. tudo que recebe normalmente como renda.
- Desembolso: saídas de dinheiro, pagamentos.
- Custos: gastos relacionados necessários para fabricar os