Sistemas de custos
Nº 15
SISTEMAS DE CUSTOS
Núcleo Soluções Contábeis Ltda
Belo Horizonte
Outubro/2008
Conteúdo
1. Introdução
2. Conceitos introdutórios
3. Classificação dos custos
4. Tipos de sistemas de custos
5. Objetivos e funções dos sistemas de custos
6. Sistemas de custos 6.1. Produção Contínua 6.2. Ordem de Produção 6.3. Custo Padrão 4. ABC (Activity Based Costs) 5. Gestão Estratégica de Custo (Custo Meta)
7. Notas
1. Introdução
Voltamos ao assunto de Custos. Neste manual veremos, como diz o título, alguns dos principais sistemas de custos. O leitor atento constatará que algum material aqui apresentado está em repetição ao Manual anterior sobre o assunto (n° 3). Julgamos que desta forma seria mais proveitoso do que ficar enviando o leitor, a todo momento, ao referido manual. Boa reflexão.
Marcelo Pereira da Fonseca
Moacir Rodrigues Reis Filho
2. Conceitos introdutórios
Gasto: é a entrega, ou promessa de entrega, de recursos econômicos para a obtenção de um produto ou serviço. Ex. Gasto com a aquisição de matérias-primas, gasto com aquisição de veículo, gasto com mão-de-obra.
Desembolso: é o efetivo pagamento, em dinheiro, de um gasto.
Investimentos: é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a exercícios futuros. Ex.: veículos.
Despesas: é o consumo de bens ou a utilização de serviços vinculados, direta ou indiretamente, com a obtenção de receitas. Ex. comissão de vendedores, propaganda, aluguel dos escritórios de administração, etc.
Perdas: é o consumo anormal ou involuntário de bens ou serviço. Ex. perdas por roubo, incêndio, etc..
Custos: é o consumo de recursos econômicos utilizados na produção de bens ou serviços. São aplicados