Física
Funcionamento e aplicações do GPS
O sistema GPS (Global Positioning System- Sistema de Posicionamento Global) foi desenvolvido, por razões militares, pelos EUA, mas hoje é amplamente utilizado para fins civis, em diversas aplicações, tais como:
-localizar: localização de qualquer ponto na Terra;
-navegar: navegação quer de barcos quer de aviões;
-conduzir: fornece informação precisa e sobre um dado percurso;
-mapear: criação de mapas mais rigorosos;
O GPS é constituído por uma rede de 24 satélites. Cada satélite dá uma volta à Terra em 12 horas e emite sinais identificadores, na banda de microondas, em tempos predeterminados (em intervalos de 1ms). Em qualquer instante, pelo menos 4 satélites estão acessíveis à comunicação de qualquer ponto da Terra.
O receptor de GPS (vulgarmente designado por GPS) ao receber o sinal emitido por um satélite identifica-o e, por comparação com o que tem registado em memória, localiza-o com exactidão.
Funcionamento do GPS
Para localizar um lugar na Terra o receptor recorre ao método geométrico da triangulação, após calcular a sua distância a 3 satélites.
Cálculo da distância a um satélite:
- O sinal emitido por um satélite informa qual a sua posição na órbita e qual a hora, t, marcada no seu relógio atómico.
- O receptor recebe o sinal no instante t+∆t, que coincide com a hora marcada no seu relógio de quartzo.
- Como o sinal (radiação electromagnética) se desloca à velocidade da luz (c=3.0 x 10e5 km/s, desprezando a influência da atmosfera), o receptor calcula a distância, d, que o separa do satélite, pois
d=c∆t.
Método da triangulação
Calculadas as distâncias aos satélites A, B, e C, é então, determinar a posição do ponto P, onde se encontra o receptor.
-Com a distância dA, traça-se uma circunferência centrada em A que contém a posição do receptor, mas que poderá se qualquer ponto pertencente à circunferência.
-Com a