Sistemas de Custos
Sistemas contábeis na contabilidade pública: sistemas orçamentários, Financeiros, patrimoniais e de Compensação;
Contabilidade Publica
A Contabilidade evidenciara perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados.
Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem: o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial a determinação dos custos dos serviços industriais; o levantamento dos balanços gerais a analise e a interpretação dos resultados econômicos e financeiros
E contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira, patrimonial e industrial;
Da Contabilidade Orçamentária e Financeira
A contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.
Da Contabilidade Patrimonial e Industrial
Haverá registros analíticos de todos os bens de caráter permanente, com indicação dos elementos necessários para a perfeita caracterização de cada um deles e dos agentes responsáveis pela sua guarda e administração. A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade.
O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.
O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias, bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.
Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita