Sistema de custos
Na crescente competição do mundo contemporâneo, o profissional contábil precisa moldar-se às profundas transformações mundiais. As mudanças no ambiente e a globalização atingem todos os setores da sociedade exigindo que, particularmente na área da contabilidade financeira, os profissionais adotem novas políticas de atuação.
Frente a esse contexto, torna-se importante verificar a utilização dos sistemas de custos pelas empresas, pois a falta de sua utilização pode tornar as empresas vulneráveis à concorrência globalizada.
Tendo em vista a alta significância econômica dessas empresas no mercado atual, esse trabalho faz uma análise da relevância dos sistemas de custos para empresas.
Neste trabalho nós realizamos uma pesquisa exploratória bibliográfica, onde se levantou informações sobre uma parte específica da contabilidade financeira, contabilidade de custos e sistemas de custeio.
Analisar os sistemas de custeio não é uma tarefa fácil, tendo em vista que cada empresa adota o seu método específico, dentre vários.
Sistemas de Custos
Para BATISTA (2004, p. 22), sistema de informação gerencial:
É o conjunto de tecnologias que disponibilizam os meios necessários à operação do processamento dos dados disponíveis. È um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informações usadas ou desejadas por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades. È o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.
Objetivos do sistema de custos: O sistema de informações gerenciais deve fornecer informações básicas de que os gestores necessitam em suas decisões. Isso supõe que a informação tenha determinadas características tais como a relevância, a relação custo-benefício e a flexibilidade de adaptação ao usuário e ao contexto da decisão em questão.
Funções do sistema de custos: 1.